Com uma vivência ininterrupta, em instituições de ensino técnico em São Paulo (todas com uma importante história), entre 1991 e 2023 (32 anos), o Prof. Marcos Vaskevicius, construiu algumas conclusões, sobre essa longa trajetória, que ele pretende utilizar daqui em diante para analisar uma proposta profissional para atuar como um docente, a saber:
- Somente se torne um professor profissional em uma ambiente social, que não poder se permitir desperdiçar os seus recursos humanos.
- Busque exercer a atividade docente, em um contexto social, que pesquisa e constata periodicamente, qual o valor que os profissionais (melhor preparados em um sistema de ensino) que atuam em empresas competitivas mundialmente, efetivamente agregam nos lucros dessas corporações (sem esse tipo de pesquisa bem feita, fica muito difícil discutir o valor do trabalho de um professor).
- Evite ser professor profissional para pessoas que veem uma experiência escolar, meramente como mais uma obrigação imposta para uma vida em sociedade (obrigação de ter e viver com documentos, obrigação de votar em eleições, obrigação de cumprir um serviço militar, obrigação de pagar impostos etc.), bem como para pessoas que não podem ter nessa experiência a sua prioridade nº 1 ou nº 2 na vida.
- Procure exercer a função de docente no ensino profissional, em um sistema de ensino, que antes de um aluno frequentá-lo, ele terá feito um teste vocacional obrigatório (para a sua melhor orientação e classificação) e uma entrevista pessoal com ele e um familiar bem próximo, como parte de um processo seletivo para a sua admissão em algum curso.
- Somente trabalhe como docente em uma escola profissional, após um período mínimo de 10 anos ou 15 anos de exercício profissional exitoso no mercado corporativo (esta vivência corporativa, dar-lhe-á mais e melhores condições de ser um facilitador para o acesso a conhecimento básico de uma profissão).
- Uma escola técnica profissional, deveria somente atuar tendo como foco principal a formação profissional de excelência (saber sentir um desafio, saber pensar, saber criar e saber fazer uma solução/inovação para esse desafio), devendo contar, com o apoio contínuo e rápido de uma rede de assistência psicossocial, composta por uma equipe multidisciplinar de especialistas, disponíveis em ambulatórios e/ou hospitais, no em torno da Escola, bem como com políticas efetivas para apoiar a superação de desafios psicossociais, que possam afetar a excelência do aprendizado de uma profissão.
- Evite atuar como docente, com alunos que iniciam um curso profissional sem alguns objetivos (pelo menos dois objetivos) bem alinhados com o aprendizado que será conquistado no curso.
- Nunca seja professor em um ambiente social, que não possui uma transparência, sobre a realidade de que toda escola é somente o início de uma jornada de vida profissional, que será construída pelo aluno, ao longo da sua vida como um profissional. Logo evite trabalhar em uma Escola que não consegue se assumir com um centro de iniciação profissional.
- Atuar como um professor profissional é priorizar com elevada competência a capacidade de se tornar a cada dia um melhor facilitador (explicações fáceis e relacionadas ao cotidiano da vida real) para o acesso a conhecimento básicos necessários para uma melhor iniciação de uma história de vida.
- Não seja professor profissional em um contexto social, que não assume que um processo de aprendizado é uma relação de sentido duplo (vai e volta, volta e vai) entre um docente qualificado e um estudante ou seja todo aluno que com objetivos em relação ao curso que escolheu, pratica a cada dia/semana a seguinte dinâmica comportamental, essencial para incorporar, de verdade, um aprendizado: 1)aula vivida; 2)aula entendida e 3) aula revisada, após a sua realização, algumas vezes. Portanto nunca queira atuar junto de alunos que não valorizam a escolha que fizeram de estar em uma escola.